O Dr. Clarence Gonstead redefiniu a natureza de sua profissão e construiu uma Meca da Quiropraxia na pequena cidade de Wisconsin. Ele continua a ser uma das figuras mais influentes na história da Quiropraxia e o Sistema Gonstead vive como um exemplo brilhante do melhor que a Quiropraxia tem a oferecer.
Ele se matriculou no Palmer College of Chiropractic e se formou em 1923. Durante esse tempo, ele trabalhou como engenheiro automotivo; não se pode subestimar o quão significativa essa experiência mecânica foi em influenciar Gonstead a repensar as idéias predominantes sobre o mecanismo de subluxação. Na época, a teoria de BJ Palmer de que o deslocamento de uma vértebra causava a invasão do forame neural era o paradigma predominante na profissão de Quiropraxia. O Dr. Gonstead desafiou essa noção por meio da aplicação dos princípios biomecânicos e da observação clínica na prática. Ele introduziu a Teoria do Nível de Disco, segundo a qual a subluxação começou no disco, onde a resposta inflamatória do tecido danificado criou “pressão nervosa”, resultando nas complicações neurológicas associadas à subluxação.
A afirmação de que a gênese da subluxação surgiu do envolvimento do disco foi realmente revolucionária. O Dr. Gonstead criou um método inteiramente novo de correção da subluxação vertebral centrado neste princípio, cujo objetivo era centralizar as vértebras no disco para restaurar um relacionamento ideal. Neste novo sistema, o Dr. Gonstead foi o pioneiro de várias invenções para maximizar a eficiência da detecção e correção de subluxações. Seu desenvolvimento do Nervoscópio permitiu que os médicos localizassem objetivamente os componentes neurológicos de uma subluxação medindo as diferenças bilaterais de temperatura na coluna vertebral, efetivamente ‘resolvendo’ os nervos em cada nível de corda.
O Dr. Gonstead foi um revolucionário na maneira como mudou nossa compreensão do mecanismo de subluxação. Mas ele também entendeu que a subluxação era um complexo ao invés de uma entidade única e, portanto, expandiu um sistema de quiropraxia que analisava o problema de um paciente por meio de vários critérios de diagnóstico e correlação de achados, resultando no diagnóstico mais preciso possível do problema específico de um paciente.
Através de seu legado, o Sistema Gonstead continua sendo o padrão de excelência na profissão de Quiropraxia e para todos aqueles que procuram a Quiropraxia.
“Lembre-se de que a Quiropraxia sempre funciona. Você pode questionar sua aplicação, mas nunca questione o princípio”, Dr. Gonstead.